sábado, 27 de junho de 2009

Fechando as vendas nos sites de leilões. Históricos dos Clientes!

Você deve achar que porque alguém clicou no seu produto e comprou, você deve vendê-lo? NEGATIVO. Existem clientes e CLIENTES. Em sites de leilões existem clientes que vão fechar as compras e existem os que vão apenas clicar achando que é uma mera brincadeira. “E como você avaliar seu cliente e se vale a pena continuar a negociação?”. Fazendo uma conferência em seu Histórico.

Mas você tem que ter bom senso para avaliar o perfil de um cliente em potêncial. Existem os clientes que estão chegando no site agora e existem os clientes que já conhecem bem as regras. Vamos ver algumas situações para o fechamento das vendas tendo em vista o Histórico do cliente.

clientes novos no sites de leilões

Clientes novos não conhecem o funcionamento do site. Então, você terá que pegar o cliente pela mão e explicar cada passo para o fechamento da compra. Eles nem sabem que podem ser expulsos do site se tomarem NEGATIVAS. Sempre lembre de passar todas informações para o cliente como:
  • Prazo de pagamento após a compra
  • Prazo de entrega após confirmação do Pagamento
  • Negativação caso não conclua a compra
Deixando bem claro essas regras as chances de fechamento com clientes novos é de 80%.

clientes COM CADASTRO ANTIGO E BOA PONTUAÇÃO

Esses CLIENTES não precisará ter muita preocupação, mas precisa dar uma atenção especial. Eles conhecem todas as regras do site e sabem que como podem ser prejudicados, também podem prejudicar. Qualquer vacilo seu eles te darão uma NEGATIVA. Geralmente eles não são pacientes em relação à Prazo de entregas e demora no contato. Se possível ligue para eles ou mande um e-mail imediatamente.
Clientes com boa qualificação, as chances de fechamento de vendas são de 95%. Caso não fechem, eles sempre entraram em contato para explicar o motivo. Com certeza uma NEGATIVA  não faz parte de seus planos dentro do site.

clientes com 1 ou mais negativa

Esses clientes não tem um perfil muito confiável. Se o cadastro for novo, piora ainda mais a situação dele dentro do site. Esses clientes você tem que agir com rapidez. Não pode perder muito tempo com eles. O procedimento seria o seguinte em relação a esses clientes com negativa:
  • Quando cliente comprar, verifique seu histórico
  • Entre em contato via e-mail com ele imediatamente
  • Espere o prazo determinado, por você, para o fechamento da compra. Senão conseguir contato depois do prazo, mande um segundo aviso. Não obteve resposta? NEGATIVE imediatamente.
Esse processo deve durar no máximo 5 dias. Não NEUTRALIZE usuários com mais de 1 NEGATIVA. Se o fizer todos vão achar que podem entrar nos seus produtos, comprar e não concretizar a compra.

Conclusão:

Existem muito mais itens a ver sobre esses tipos de clientes, mas por enquanto vamos ficar nesses. O negócio de vender em sites de leilões é sério e é seu, então não deixe que clientes façam dele algo que pareça brincadeira.
Clientes como esses é melhor nem ter. Se insistir com eles vai ter prejuizo de tempo e dinheiro. O bom Vendedor não precisa ser tão bonzinho e nem sempre o Cliente é Rei.
Analize cada perfil dos clientes que clicarem em comprar em seus produtos. Se valer a pena de continuidade no processo, senão elimine o problema o mais rápido possível.
Até a próxima e boas vendas!


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