sexta-feira, 26 de junho de 2009

Preço baixo ajuda a vender mais?

Esta é uma questão que muita gente no comércio deve prestar muita atenção: PREÇO. Alguns acham que preço baixo é sinônimo de muitas vendas, mas isso não é uma variavel totalmente verdadeira. Fora isso, o preço pode passar para o cliente um perfil, de vendedor, que você não quer ter.
Irei, tentar, passar algumas situações que o preço pode ser seu alidado ou seu inimigo nas vendas.

Preço do seu fornecedor

Uma situação que pode acontecer é você ser um ótimo negociador e conseguir de seu fornecedor, um preço imbatível em um produto. Quando isso acontece, para quem não tem experiência em vendas, o primeiro pensamento é:
"Vou acabar com minha concorrência. Vou praticar o menor preço possível"
Tudo bem… Você pode vender muito, mas também pode acontecer o inverso: VOCÊ NÃO VENDER NADA. Existe uma ilusão de que pra vender muito você precisa praticar preços absurdamente baixos e isso não é verdadeiro. Se fosse verdade, todos produtos teriam uma faixa de preço relativamente pequena para poder ser vendido.
Ninguém no mundo vende produtos. Todos vendem necessidades, prazeres, desejos, sonhos, etc. Nunca ninguém, no mundo, vai conseguir vender algo material. Então fica a pergunta: “Que preço é o certo para meu produto?”

Preço do meu concorrente:

Existe uma coisa, muito importante, chamada MERCADO. Voltando a situação acima, seu fornecedor te passou um preço imbatível de um produto: R$ 100,00, porém o MERCADO está vendendo este mesmo produto por R$ 500,00 e você logo pensa em vende-lo por R$ 200,00.
Com certeza você vai ter o melhor preço do MERCADO, mas pode acontecer duas situações aqui:

Rejeição do mercado:

Sim, rejeição do mercado. Se o produto está sendo bem vendido pelo o dobro do preço que você está praticando, os clientes vão julgar que seu produto deve ser:
  • de qualidade péssima
  • de origem suspeita
  • fraude (golpe)
  • entre outras coisas
Então, se o mercado está dizendo que o produto vale R$ 500,00 e você diz que vale R$ 200,00, automáticamente você cria, em cima de você, muita desconfiança.

Burrice de comerciante amador:

Burrice, porque seu meu fornecedor me oferece um produto, que vale R$ 500,00 por R$ 100,00 e o MERCADO está vendendo bem, por 4 vezes esse valor, se eu não aproveitar isso para lucrar pelo menos 300% eu sou o cara mais burro do mundo.
Sua concorrência na verdade é sua amiga. Juntos eles estabelecem um preço que seja justo pra você e para seu cliente e se você entra querendo quebrar a concorrecia, as consequencias podem ser fatais para seu negócio.
Se o produto vale R$ 500,00 e você conseguiu por R$ 100,00, venda por R$ 400,00 ou R$ 450,00, mas nunca quebre o que o MERCADO estabeleceu. Seja inteligente.
Até a próxima!


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